Estamos chegando em mais um fim de ano e com ele, as expectativas para o universo da moda no próximo ano. Dos vestidos com estampa floral mais delicada, aos decotes recortados mais ousados ou o vestido preto perfeito. Fique por dentro das tendências verão 2021 que surgiram na semana de moda de Nova York.
Para quem não está muito familiarizado em como a moda funciona, as tendências são extremamente importantes, pois elas anunciam quais serão os tecidos, estampas e cortes utilizados na próxima estação. Normalmente essa anunciação acontece nos desfiles de moda referência em todo o mundo, como o Nova York Fashion Week. A partir dessa análise, separamos alguns indícios para o próximo ano. Por exemplo, ficou nítido que estampas florais são uma constante nos últimos anos, assim como as fendas atrevidas de abertura nas pernas ou costas, separamos algumas tendências:
Vestido preto minimalista 90’s: bom, um vestido básico preto dificilmente sai de moda, então ele sempre merece um espaço no seu armário. Mas nesta última temporada de desfiles, muitos vestidos neste estilo foram apresentados. Um destaque para Tom Ford, Bevza e Khaite.
Shorts branco: os shorts também são uma peça essencial para os looks de verão, seja saindo da praia, indo almoçar, comparecendo a algum evento, eles são extremamente versáteis e facilmente combinados com diversos tipos de peça, o que os torna muito versáteis.
Vestido chamativo de “volantes”: trazer volume nos vestidos é uma tendência que já vem aparecendo. Nomes como Ulla Johnson, Bronx e Banco já trazem propostas atrevidas com cores e tons chamativos como laranja, verde, amarelo e vermelho.
Cropped: o cropped veio para ficar, há algum tempo essa peça se tornou chave dos looks de verão. Também é uma peça bastante versátil, pois pode ser usado com calça, saias longas ou curtas ou shorts.
O estampado naif: os clássicos da década de 1920 também ressurgem com novas roupagens. A principal referência em 1920 está na construção da silhueta das peças, bastante cinturadas e muitas vezes com ombros destacado por ombreiras e nas estampas, principalmente o clássico xadrez, que nesta próxima estação surge com cores como o azul bebe e o bege.
Crochê: a técnica artesanal de costura volta com essa onda de valorização de fazeres manuais e artesanais. O crochê está presente em diversas peças, desde casacos até biquínis. O maior charme das peças está em saber que elas são realmente únicas, visto que trata-se de uma técnica em que cada ponto é feito manualmente com uma agulha, sem a utilização de padronagens feitas por máquinas.
Nos pés
Os sapatos são peças essenciais na composição do look em qualquer estação. No inverno, as botas, no verão, as sandálias. Mas muito além dessa simplificação, o verão é a estação de sapatos abertos, que deixam os pés respirarem. Vamos destacar dois modelos, as rasteirinhas e os tênis. As rasteirinhas que cada vez mais vem ganhando espaço inclusive nas passarelas, estampadas, brilhantes, feitas manualmente, as opções são amplas. Já os tênis são apropriados principalmente para as pessoas que curtem fazer trilha e aproveitar a natureza nessa época do ano, os tênis vem leve e com estampas floridas.
Acompanhe as dicas no instagram da São Paulo Fashion Week.